O projeto visa fortalecer os serviços de acolhimento de pessoas idosas no DF, por meio de encontros de acolhimento com a população 60+ com uma abordagem atualizada de vários temas importantes como: O bem-estar físico, emocional e mental, cuidados de saúde e prevenção, relacionamentos e socialização, tecnologias e conectividade, legado e experiência de vida. Estabelecendo ainda, parcerias com organizações para que possam disponibilizar temporariamente um local seguro com condições adequadas de subsistência, sejam espaços de construção de identidade e cidadania plena como também a participação de profissionais multidisciplinar da saúde, ampliando práticas do bem viver, a qualidade de vida e os vínculos familiares e sociais protetivos.
OBJETO
O objetivo do projeto Tocar Sênior 60+ é levar práticas do bem viver e melhorar a convivência de pessoas com mais de 60 anos. A iniciativa busca ainda fortalecer as políticas para pessoas idosas, oferecer atividades integrativas para prevenir doenças crônicas, incluídas práticas de bem-estar, relaxamento, meditação, yoga na cadeira, técnicas de autocuidado, dinâmicas de grupo, rodas de conversas, encontros transgeracionais, engajamento de familiares, de cuidadores e comunidade promovendo uma melhor qualidade de vida e envelhecimento saudável. Além disso, traz temas para reduzir a vulnerabilidade, a desigualdade social, para ampliar o sentido de vida, de combate ao abuso financeiro, psicológico ou físico, e qualquer violência contra o idoso.
Parceiros:
Acompanhe todas as atividades nas redes sociais do Instituto Tocar:
Resultados Esperados
Contribuição para a conscientização e valorização das práticas integrativas de saúde na promoção do envelhecimento saudável. Auxiliar no alívio de uma ampla gama de sintomas físicos e emocionais, como dores crônicas, estresse, ansiedade, depressão, insônia, fadiga, entre outros. As técnicas utilizadas visam equilibrar o organismo, fortalecer o sistema imunológico, promover o relaxamento e restaurar a saúde física, emocional e mental.
Fortalecimento dos grupos, associações e organizações da sociedade civil que compõem a Rede de Apoio e Proteção ao Idoso do DF.
Melhoria na qualidade de vida da população 60+ e o fortalecimento das relações sociais entre os participantes.
Disseminar a importância de mais políticas públicas voltadas para a população 60+.