O projeto Conect@r Mulheres – Unidas na Diversidade é uma iniciativa fundamental para fortalecer a rede de apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade e violência. Ao capacitar profissionais que atuam em abrigos, casas de acolhimento e outras instituições de apoio e acolhimento, o projeto busca melhorar a qualidade do atendimento e promover práticas e políticas institucionais que assegurem a saúde e bem estar, a segurança, autonomia e empoderamento das mulheres.
A importância do projeto está no fortalecimento das instituições de suporte, desenvolvimento de políticas eficientes e promoção da igualdade e diversidade. Conect@r Mulheres não apenas melhora o acolhimento imediato às mulheres, mas também trabalha proativamente na prevenção da violência, criando um ambiente mais seguro e inclusivo para todas as mulheres.
Conect@r Mulheres – Unidas na Diversidade é um movimento transformador que visa criar uma rede de apoio robusta e eficaz, capaz de impactar positivamente vidas e comunidades. O projeto promove um futuro onde todas as mulheres possam viver livres de violência e com pleno exercício de seus direitos e potencial.
Dados do plano de Trabalho:
Este projeto é uma realização do Instituto Tocar e Ministério das Mulheres com o apoio da Rede Co-Labora e Rede Consciência- CFH
OBJETO
Fortalecer grupos e instituições que oferecem suporte e proteção a mulheres em situação de vulnerabilidade e violência.
OBJETIVOS
Objetivo geral
Capacitar profissionais que atuam em abrigos, casas de acolhimento e outras instituições que oferecem suporte e proteção a mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência, contribuindo para o fortalecimento da rede e o desenvolvimento de práticas e políticas institucionais que priorizem a segurança, a autonomia e o empoderamento das mulheres.
Objetivos específicos
- Realizar capacitação técnica a 50 mulheres (gestoras e lideranças de base) que atuam na rede de proteção e acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade e violência do DF.
- Realizar atendimento a 100 mulheres assistidas pela rede de proteção e acolhimento às mulheres do DF, com orientações, atividades e práticas terapêuticas integrativas à saúde.
Público-Alvo
Instituições de atendimento e acolhimento às mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência do DF.
Resultados
11 Instituições do Distrito Federal beneficiadas pelo Projeto
- Associação Vencedoras Unidas
- Instituto Comunitário de Formação e Assistência Social do Distrito Federal – INCA
- Conselho de Mulheres Cristãs do Brasil – Coordenação da Estrutural
- Instituto Mulheres Feminicídio Não
- Movimento de Educação de Base – MEB
- Coletivo Filhas da Mãe
- Doar e Servir é Arte / Centro de Cultura e Desenvolvimento de Paranoá
- Liga Do Bem / Borgeá
- Instituto de Assistência Social Maria do Barro
- Instituto Social do Distrito Federal ISDF
- Conselho de Mulheres Cristãs do Brasil – Coordenação Samambaia
65 Mulheres líderes e gestoras capacitadas na metodologia “Acolhimento afetivo Tocar” – Total de 10h de formação
Ciclo de atendimento terapêutico coletivo do projeto
+ de 280 mulheres beneficiadas com as orientações e atividades terapêuticas integrativas de saúde – 10h por instituição
O projeto Conect@r Mulheres – Unidas na Diversidade, realizou 2 itinerâncias de atividades terapêuticas em 10 Instituições em 8 cidades do Distrito Federal, realizando mais de 100 horas de atividades integrativas.
Equipe técnica e pedagógica
Redes sociais
Todas as atividades da itinerância foram postadas nas redes sociais do Instituto Tocar.